quinta-feira, 20 de maio de 2010
Sociologia - Consumismo
Bom, eu acho que se tu escolher algo por uma marca que é do seu gosto, não é deixar de ter personalidade nem nada, mas acho que quando voce compra algo, ou escolhe algo, porque os outros usam, e porque ta na modinha, ou até mesmo para entrar em um grupo social, dai sim. Acho que nós temos que fazer aquilo que nos agrada, e nao nos obrigar a usar roupa "x" para frequentar tal lugar, acho isso totalmente uma falta de personalidade. Eu nao acho que quando tu compra algo pela marca, obrigatoriamente, voce tem que ser taxado de sem personalidade, até porque, se voce tem condições de comprar uma marca que possui uma qualidade no produto elevada as outras, nao vejo problema nenhum. Algumas marcas possuem produtos que nem se comparam com os outros mais baratos, mas dai cabe a cada um comprar aquilo que acha melhor. É uma questao de opiniao, esse fator marca. Acho que falta de personalidade é voce imitar os outros para poder se integrar num aspecto social que infelizmente é frequente no nosso cotidiano esse tipo de atitude. O que nao pode acontecer também, é o consumismo elevado e desnecessario, acho isso errado, pois que voce tem que ter uma noção, e saber fazer compras moderadas. Entrando afundo agora no tema, marcas, acho que é importante ressaltar que ninguém é melhor do que ninguém só porque veste marca tal, ou deixa de usar marca tal, voce nao pode julgar as pessoas por aquilo que elas usam, ou vestem, e sim pelo seu caráter e pela sua índole.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGabriel,
ResponderExcluirRefletindo sobre o teu texto, acabei lembrando-me de um depoimento das costureiras de calças jeans que produzem por encomendas. Elas fabricam as calças de uma marca muito conceituada e consolidada no mercado e também produzem para pequenos comerciantes locais. A diferença: a logomarca estampada no produto. Sei que alguns produtos notoriamente reconhecidos possuem uma qualidade maior, porém isso não é regra.Assim como existe também o fenômeno contrário. Muitos produtos de marca reconhecida possuem vida útil muito menor que produtos sem marca. Isso depende de como o produto será vinculado na mídia e qual será o poder de convencimento do mesmo. A mídia hoje é um dos maiores impulsionadores do consumismo, a responsável por transmitir e criar a necessidade do consumo. Algumas marcas conseguem se sobressair, outras não, depende muito do seu vínculo com a mídia. Concordo contigo quando dizes que não devemos consumir desnecessariamente, e hoje é uma das grandes bandeiras da sociedade civil organizada: consumo consciente e fim da segregação social que separa o mundo entre consumidores e não consumidores.
Como fazer isso? Dependerá da conscientização da sociedade. Resta-nos um questionamento: a sociedade que frear essa onda de consumismo, quer acabar com o consumo supérfluo?
Cabe-nos procurar respostas para isso.
Um abraço.